top of page
Buscar
  • Foto do escritorgestmedufg

7 dicas de ouro para diminuir o tempo de espera do seu paciente

A demora para ser atendido é uma das maiores queixas dos pacientes nos consultórios e clínicas. A espera é um fator que tem relação fortíssima com a reputação da clínica e, por isso, investir em meios de diminuir esse tempo de espera porta-medico contribui tanto com a imagem do estabelecimento quanto com a saúde dos pacientes.


Atualmente, muitas clínicas e consultórios dispõem de ferramentas e tecnologias que vão auxiliar nesse fator importantíssimo no bem-estar do ambiente. Entretanto, nada adiantar dispor de ferramentas, mas não construir pilares que vão estruturar esse tempo.


Sabemos que não é assim tão simples, porém, vamos elencar dicas que vão facilitar sua vida:


1. Invista na pré-consulta

⏰ Sua equipe atende um paciente sem nem saber o por quê dele estar ali? Entenda que esse é o principal fator para diminuir o tempo porta-paciente. Se você faz a triagem no local, o tempo porta-paciente ainda existe. Mas se sua triagem começa na casa do paciente(a partir de mensagens em redes sociais, tecnologias de fluxo, etc) o tempo diminuiu. Então, entenda do seu paciente antes dele mesmo entrar no seu consultório.


2. MENSURE O TEMPO MÉDIO E FAÇA UMA ANÁLISE DE FLUXO

⏰ Primeiro, é necessário ter uma noção dos procedimentos e horários com fluxos mais intensos. Essa informação vai servir de base para a análise. Utilize ferramentas de gestão de tempo e controle de fluxo, e compare essas métricas em um banco de dados que vão mostrar os horários que precisará de atendimento mais efetivo.

E não se esqueça de informar o tempo médio para o paciente para que fique mais "digerível".


3. UTILIZE EM AGENDAMENTO AUTOMATIZADO

⏰ Invista em triagens, agendamento e entrega de exames online. Com isso, os pacientes não deverão encaminhar ao estabelecimento para fazer procedimentos que não estão ligados à consulta médica em si. Com um agendamento automatizado ideal, a clínica vai ter uma visão estruturada do fluxo de pacientes e atendimentos, podendo até chegar em um cenário ideal sem filas e espera em atendimento.


4. CONFORTO É TUDO

⏰ Já ouviu aquela velha frase que "momentos bons passam rápido". O investimento em alimentação e ferramentas de entretenimento são chaves. Tenha sempre disponível wi-fi, café e água. Se sua clínica é focada em consultas pediátricas, não tenha receio em comprar brinquedos.


5. HUMANIDADE

⏰ Mostre ao paciente que você se importa com ele, tenha uma equipe de interação e mensure o tempo que ele ficou em espera para mostrar que ele não tá de fora dos esforços da equipe.


6. FEEDBACK

⏰ Realize pesquisas de satisfação. Entender o paciente é a chave para a qualidade no atendimento. Coloque caixas e papéis para serem escritos feedbacks e disponha de uma equipe que analise as queixas principais.


7. INVISTA NO PÓS-CONSULTA

⏰ Muitos pacientes não precisarão voltar à clínica se você tiver um time que o acompanhe e tire dúvidas no pós-consulta. Portanto, invista em ferramentas virtuais de triagem e telessaúde. Muitos questionamentos podem ser respondidos online, o que contribui com um melhor conforto para o paciente


Agende sua mentoria, e entenda como podemos te ajudar com esse problema:


21 visualizações0 comentário
bottom of page