top of page
Buscar
  • Foto do escritorgestmedufg

8 passos para criar um perfil médico de impacto no Instagram

É evidente que nos dias atuais o Instagram se trata de uma das mídias sociais mais relevantes em nossa sociedade. O alcance de pessoas que podem ser atingidas nos posts dessa rede social é impressionante e, portanto, utilizá-la de maneira inteligente como ferramenta de auxílio na divulgação do serviço médico é primordial para o sucesso nessa carreira. Sendo assim, pontuamos nesse texto as 8 etapas que um médico deve seguir se deseja ter posse de um Instagram de impacto!


1. Mapeamento do público

Antes de pensar na criação de conteúdo, a primeira pergunta a ser feita é: qual é o perfil de pessoa que eu quero atingir e criar interação por meio do meu Instagram? Responder essa pergunta de forma genérica não é suficiente, são necessários detalhes que nos façam entender ao certo quais são os desejos, problemas e objetivos dessas pessoas, a fim de que o conteúdo produzido seja adequado, relevante e de qualidade.

Dessa maneira, o médico deve buscar atingir o público que mais está presente no seu dia a dia de consultório para aumentar a frequentação do mesmo, se esse for o seu objetivo. Uma vez definido qual seria esse público, é necessário definir suas personas, que seria um personagem fictício que representa o cliente ideal dentro de estratégias de marketing digital, sendo que ele possui atributos como hábitos, hobbies, profissão, sonhos, objetivos. Tendo isso em mãos é o passo primordial para começar a criar um Instagram de sucesso.


2. Definição de objetivos

Já sabendo para quem o conteúdo será direcionado, precisamos agora estabelecer uma série de metas e objetivos que se busca alcançar. É muito importante ter essas metas estabelecidas como forma de parâmetro para feedback, para perceber se alguma estratégia precisa ser mudada ou se os resultados esperados estão aparecendo. Nesse quesito, como exemplos de objetivos a serem alcançados podemos citar um aumento do número de seguidores, de interações, de consultas agendadas devido à divulgação no Instagram e etc. Tendo os objetivos traçados, com o público alvo em mente, fica muito mais direcionado e prático pensar no conteúdo em si.


3. Planejamento do conteúdo

Nesse ponto já começamos a pensar sobre qual será o principal assunto abordado nas publicações desse Instagram. Nesse quesito, a especialidade do médico conta muito e direciona o tema central, por exemplo. Estabelecer quais serão os dias das postagens e a sequência lógica das informações postadas são de extrema importância. Ou seja, faz-se necessário que haja uma certa interação entre as postagens que abrangem um tema complexo e que não pode ser resumido, ou até mesmo um número maior de atividade do perfil relacionado à proximidade de um evento que está sendo divulgado, por exemplo. Relacionar o conteúdo com períodos sazonais e com as preocupações que afligem os pacientes também é muito interessante.


4. Criação do Conteúdo

Público identificado, metas traçadas e conteúdo planejado, precisamos responder agora: quem vai produzir o conteúdo? Afinal, essa etapa do processo é a que demanda o maior tempo e esforço. Sendo assim, a melhor opção para um médico seria atribuir essa criação para uma empresa que trabalha com Marketing de conteúdo, como a Gestmed. Dessa maneira, a criação de um material rico, original e de qualidade será atingida. Os conteúdos produzidos devem ser validados pelo médico, assim como um cronograma de postagens deve ser definido, com base no planejamento do conteúdo, etapa essa que já foi realizada.


5. Compartilhamento do Conteúdo

Do que adianta ter em mãos conteúdos de excelência e alta qualidade se o mesmo não atinge aquele público alvo que foi identificado? Para evitar isso, faz-se necessário portanto que estratégias bem definidas e resolutivas para a distribuição do conteúdo sejam utilizadas. É aqui que entra o papel da equipe novamente, a fim de compreender qual seria o canal de marketing (meio pelo qual os clientes são alcançados) mais adequado a ser utilizado. Como se trata de uma rede social, o canal presente no instagram é conhecido como topo de funil: há uma inespecificidade do público que entra em contato com o conteúdo, afinal, qualquer pessoa pode acessar o conteúdo publicado, mostrando mais uma vez a importância da definição do público alvo. Com isso, o uso de tráfego pago pode ser analisado e colocado em prática a fim de atingir os objetivos traçados.


6. Expansão do Conteúdo

Nessa etapa o objetivo então é aumentar o engajamento do perfil, por meio de uma interação mais próxima com o seu seguidor. Para isso podemos lançar mão de diversas estratégias como fazer publicações em horários específicos, uso de hashtags, uso dos Stories e até mesmo uma possível parceria com influencers pode ser cogitada.


7. Análise do Marketing de Conteúdo

Tudo isso já sendo feito, o que precisamos agora é saber se nosso conteúdo está cumprindo com as metas estabelecidas, se ele chega ao público desejado, se as publicações estão tendo boas interações e, consequentemente, se podemos considera-las bem-sucedidas.

Para isso, usamos as Métricas de Marketing, que são indicadores que fazem a medição dos resultados das ações de marketing, que no caso são as publicações no instagram.


8. Feedback e melhoria

Chegamos, portanto, no último passo para criação de um perfil de impacto, que se relaciona com os resultados observados e o que fazer em relação a eles. Identificar quais foram a publicações bem sucedidas e as que não cumpriram com o esperado vão guiar as próximas ações a serem tomadas. Dessa maneira, fazendo a análise dos temas, do conteúdo e da interação encontrada, podemos aferir se as estratégias foram eficazes e reforçar os pontos que mais deram certo, ou até mesmo voltar ao planejamento inicial para redefinir as estratégias com base nos dados obtidos.


Esses foram os 8 tópicos que devem ser seguidos para a criação de um perfil de alto impacto no Instagram baseado nas estratégias de Marketing Digital. Relacionar a realidade interconectada em que vivemos como ferramenta de divulgação do trabalho médico é imprescindível se busca ter uma carreira de sucesso e você agora já saber como fazê-lo. Entre em contato conosco se deseja saber mais sobre o serviço de Marketing Médico!

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page