top of page
Buscar
  • Foto do escritorgestmedufg

Torne-se um excelente gestor com esses 5 melhores livros

Que tal ler aquele livro que vai desenvolver suas habilidades de gestão?


É inegável que nos dias atuais desenvolver habilidades de gestão pessoal, profissional e empresarial é imprescindível. Sendo assim, na publicação de hoje estaremos listando os 5 melhores livros sobre o tema, a fim de que, com a leitura e aplicação dos conceitos apresentados você se torne um profissional diferenciado e desenvolva habilidades que te proporcionem uma impulsão da sua carreira e também da sua vida no geral. Confira a seguir:




1. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, Livro por Jeff Sutherland


Conheça o método que está revolucionando a produtividade das empresas. “Repleto de histórias empolgantes e exemplos reais. O método de gerenciamento de projetos conhecido como Scrum deve ser a ferramenta de produtividade mais largamente empregada entre as empresas de alta tecnologia. Jeff Sutherland tem sido brilhantemente bem-sucedido em sua missão de pôr esse recurso nas mãos de mais negócios em todo o mundo.” – Eric Ries, autor de A startup enxuta O mundo vem sofrendo um processo de mudança contínuo cada vez mais acelerado.


Para quem acredita que deve haver uma maneira mais eficiente de fazer as coisas, Scrum é um livro instigante sobre o processo de liderança e gestão que está transformando a maneira como vivemos. Instituições que adotaram o método Scrum já registraram ganhos de produtividade de até 1.200%




2. A arte de fazer acontecer, Livro por David Allen

Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações. Foi com esse argumento que David Allen criou o método GTD – Getting Things Done: um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos.

Considerado a principal autoridade no campo da produtividade, Allen trabalhou com os melhores e mais brilhantes talentos do mundo defendendo a teoria de manter "a mente clara como água" e abordando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Depois de 30 anos de pesquisa e prática, lançou A arte de fazer acontecer, um best-seller internacional publicado em 28 idiomas que se tornou uma verdadeira referência em organização pessoal. Nesta nova edição, revisada e atualizada, David Allen insere as novas tecnologias na gestão do fluxo de trabalho e inclui as descobertas mais recentes da ciência cognitiva.

Por meio de cinco passos e inúmeros exemplos, você vai aprender a:

• Aplicar a Regra dos Dois Minutos (faça, delegue, adie ou jogue fora) para esvaziar sua caixa de entrada

• Reavaliar as metas e manter o foco

• Planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente

• Controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho

• Aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois

Com técnicas revolucionárias, este livro oferece uma nova maneira de trabalhar: com mais foco, mais produtividade e menos estresse.




3. Rápido e devagar, Livro por Daniel Kahneman

O vencedor do Nobel de Economia Daniel Kahneman nos mostra as formas que controlam a nossa mente em Rápido e devagar, as duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel nos mostra a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões e até onde podemos ou não confiar nele. O entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em nossas decisões pessoais e profissionais.




4. SPRINT- O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias, Livro por Jake Knapp

Como inovar? Por onde começar? Como montar uma boa equipe? Que forma terá uma ideia quando for colocada em prática? São muitas as perguntas que martelam na cabeça de quem precisa tirar ideias do papel, mas já existe um caminho infalível para responder a todas elas rapidamente: o sprint.

Método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, era usado para tudo na empresa, do aperfeiçoamento do mecanismo de buscas ao Google Hangouts, com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. Knapp se juntou mais tarde a Braden Kowitz e John Zeratsky no Google Ventures, braço da companhia dedicado ao investimento em novos negócios, e juntos eles conduziram e completaram mais de cem sprints em empresas de telefonia, e-commerce, saúde, finanças e muito mais.

Sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.




5. A tríade do tempo, Livro por Christian Barbosa

Considerado o maior especialista em gestão do tempo no Brasil, Christian Barbosa oferece uma solução definitiva para quem deseja uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus sonhos. Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um inovador método de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida e se tornar mais produtivo.

A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada.

A prática dessa metodologia, já testada e aprovada por milhares de pessoas, vai permitir que você encontre um momento para respirar entre uma tarefa e outra e consiga se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.

A Tríade do Tempo traz ferramentas modernas que podem ser colocadas em prática tanto por quem utiliza agendas convencionais quanto por quem prefere soluções tecnológicas. Além disso, com este livro, você vai:

• Aprender efetivamente a equilibrar vida pessoal e profissional.

• Identificar em que atividades está desperdiçando seu tempo.

• Realizar projetos baseados em seus planejamentos.

• Definir metas e estabelecer prazos para executá-las.

• Evitar reuniões desnecessárias e outros compromissos inúteis.

• Gerenciar seu e-mail e informações de uso pessoal.

• Descobrir novas ferramentas para gerenciamento de equipes


Esses são, portanto, os 5 melhores livros sobre gestão que sugerimos a leitura.

6 visualizações0 comentário
bottom of page