top of page
Buscar
  • Foto do escritorgestmedufg

Você já ouviu falar sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ)?

O MEJ (Movimento Empresa Júnior) se trata de uma associação de alunos de cursos superiores, com a finalidade de colaborar com o crescimento profissional dos universitários. Para isso, estimula-se o processo criativo, a gestão de recursos e o espírito de liderança, por meio de atuações práticas no mercado de trabalho com projetos que se voltam para a área de atuação que está sendo cursada pelos jovens. Com isso, busca-se uma aplicação dos conceitos teóricos aprendidos em sala no dia a dia vivenciado.


Sua história surge na França, em 1967, na cidade de Paris e na ESSEC L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciale,com a criação da primeira Empresa Júnior (EJ), a fim de que a experiência profissional dos alunos acontecesse mesmo antes da formação. Esse movimento chega ao Brasil no ano de 1987, por meio do diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira, João Carlos Chaves. A primeira Empresa Júnior brasileira foi fundada na Fundação Getúlio Vargas, pelos alunos da Escola de Administração de Empresas.

Atualmente o Brasil conta com mais de 1400 empresas juniores por todo o país, presentes em mais de 260 universidades e atingindo cerca de 26 mil empresários juniores! Além disso, estima-se que, a partir do ano de 2010, o MEJ já impactou mais de R$ 70.000.000,00 na economia brasileira, que são integralmente reinvestidos na educação empreendedora dos estudantes

Devido a essa quantidade de EJs no país, um suporte a essa rede é necessário, daí surge a criação de uma Confederação Nacional liderada por pós-juniores para que todos possam se manter conectados, a Brasil Júnior (BJ), que foi fundada em 2003. Ela propõe diretrizes e normas que são repassadas para as federações para melhor administrar as atividades, com o estabelecimento da missão, visão e valor do movimento. Sendo eles:

Missão: Formar por meio da vivência empresarial empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

Visão: Mais fortes e conectados, em todo Brasil, formando líderes que fazem mais projetos de alto impacto.

Valores:

Orgulho de ser MEJ: Somos apaixonados pelo nosso propósito e trabalhamos por um movimento em que acreditamos.

Postura empreendedora: Inconformismo, visão, pensamento inovador e capacidade de realização são características que nos definem.

Compromisso com resultado: Buscamos gerar valor para nossas partes interessadas e nos comprometemos com a superação das suas expectativas.

Sinergia: A despeito de nossa diversidade, somos unidos por visões compartilhadas e trabalhamos em cooperação.

Transparência: Temos plena consciência que um futuro melhor se faz com ética e compromisso com a verdade

4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page